terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Pioneiro Antônio da Silva Pereira: O Português do "Santa Helena"

(Foto: Reprodução/Arquivo/família Pereira)
(Foto: Contribuição da amiga Dulce Rosa Pereira, via e-mail)
Antônio da Silva Pereira, Português de Várzea do Douro, no Estado de Marco Cavanazes, distrito do Porto, nasceu no dia 12 de julho de 1929, filho de Torquato da Silva e D. Dulce Rosa Pereira da Silva, comerciantes de frutas.
Estudou o primeiro grau e serviu no Exército português.
(Foto: Reprodução/Google imagens)
Veio para o Brasil pelo navio "Hilary" (foto), chegando em Belém, no dia 16 de março de 1953, e dias depois embarcou no iate "Araguary", chegando a Macapá, às 10 horas do dia 29 de março de 1953, seguindo para a localidade de Ipanema, nas ilhas do Pará, onde trabalhou com seus tios da tradicional família Silva. Dois anos depois, retornou para Macapá em busca de um emprego e recebeu proposta do Dr. Daniel, gerente da ICOMI, e de seu primo Raimundo Silva. Ficou indeciso mas, na conversa que manteve com o Dr. Daniel, foi aconselhado que a família estava em primeiro lugar. Se não desse certo, que o procurasse novamente. Foi trabalhar na Estância Brasil da firma C. Matias & Cia Ltda., situada na Rua Leopoldo Machado, onde permaneceu durante 10 anos como motorista, encarregado e gerente. Em 1965 iniciou a construção de sua casa e, como os recursos eram poucos, foi trabalhar como encarregado de uma embarcação de 40 toneladas, comerciando látex e castanhas oleaginosas durante 19 meses.
 (Foto: Contribuição da amiga Dulce Rosa Pereira, via e-mail)
Depois dessa experiência, partiu para o seu próprio negócio, instalando a Sorveteria Santa Helena, transformando-a em um ponto de encontro da sociedade. Seu negócio data do ano de 1967.
(Foto: Contribuição da amiga Dulce Rosa Pereira, via e-mail)
Casado com D. Maria Rosa Matias Pereira no dia 6 de setembro de 1958, na igreja da vila Lusitana, no Município de Afuá a qual lhe deu os filhos Paulo Alberto, José Torquato, Fernando Antônio, Dulce Rosa, Carmelina, Márcia Helena e Arlindo César e Carlos Augusto (falecidos). Católico praticante, fez o Cursilho de Cristandade, foi coordenador do setor dos Cursilhos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Como bom português, era torcedor do C.R. Vasco da Gama.
Prédio da Sorveteria Santa Helena, atualmente (2011)
(Foto: Contribuição da amiga Dulce Rosa Pereira, via e-mail)
Aposentado desde novembro de 1995, continuou administrando seus negócios, junto com seus filhos, até seu falecimento em 10/12/2018, depois de  alguns anos sofrendo sérios problemas de saúde. Encontrava-se em uma cadeira de rodas.
Seu corpo descansa em Paz, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.
"Seu Antônio Português", como era conhecido, é um personagem importante da História do Amapá.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998)
(Atualizado e repaginado em 10/12/2018)

4 comentários:

  1. João, quero agradecer a bela homenagem que fizestes a meu pai e a Sorveteria mais antiga da cidade: "Santa Helena". Sabes que a mesma embalou o sonho de amor de muitos casais que lá se conheceram e até hoje frequentam, já em companhia de filhos e netos? Sabes também que a mesma foi escola para tantas outras, hoje tradicionais,que vieram depois? Então, por tudo isto agradeço seu reconhecimento em nome de meu pai e toda a família.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu freguentei está sorveteria....
    Era amiga do Guto um dos filhos(Já falecido)do Sr. António...que ele não saiba mas ..ele o (Guto) dava sempre um geito de me dar umas provas dos sorvetes rsrsrsr...tenho mtas saudades desse tempo.

    ResponderExcluir
  3. Tomei muitos sorvetes na Sorveteria Santa Helena. Meu avó Jose de Almeida Oliveira dono da Mercearia Deus te Guie na esquina da Jovino Dinoa com a Coaracy Nunes fazia sorvete tb. Mas nada poderia ser igualado aos sorvetes da Santa Helena. Alguém conheç~eu meu avô?

    ResponderExcluir
  4. Minha melhor amiga é neta do dono da sorveteria... Realmente, o sorvete de Santa Helena é o melhor que já tomei.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...