quarta-feira, 19 de abril de 2017

Foto Memória da Musical: Conjunto Regional E-2, da Rádio Difusora de Macapá

A primeira emissora de rádio a se instalar no Amapá foi a Rádio Difusora de Macapá, em 11 de setembro de 1946.
Os programas iniciais da emissora, “A Hora do Guri” (depois chamado Clube do Guri) e “Desfile de Calouros” - sempre apresentados e transmitidos do palco auditório da emissora e do Cine Teatro Territorial - na fase de ouro do rádio local, conseguiram revelar novos talentos e grandes intérpretes da música amapaense.
Um dos destaques desses programas era o Regional E-2 – conjunto musical da Difusora – formado, entre outros, por Amilar Brenha, Belinha Barriga, Ezequias Ribeiro de Assis, Florênçio Rocha (o Cassiporé), Gutemberg Tupinambá, Nonato Leal, Terezinha Laranjeira e Walter Banhos.
Trata-se de uma foto do dia 2 de fevereiro de 1949, tirada no auditório da Rádio Difusora de Macapá, postada no Facebook, pelo amigo historiador Nilson Montoril.
A formação do grupo, nesse evento, de 1949, era a segunte:
A partir da esquerda: Miguel Silva (pandeiro), Cassiporé (cavaquinho), João Miséria (bateria), Agenor Melo, Bianor Andrade, e os irmãos José Moacir e Walter Banhos de Araújo (violão).
O conjunto era muito bom. Se o intérprete da música soubesse cantar, os músicos acompanhavam. Se fosse apressado, a turma perseguia.
Nilson conta que foi participante do "Clube do Guri" e chegou a ganhar um livro escolar por interpretar a valsa gaúcha "Jardim da Saudade", composição e gravação de Luiz Gonzaga.
Foi uma homenagem que o Rei do Baião fez ao Rio Grande do Sul, em 1952, quando esteve pela primeira vez naquele estado como artista. Ele esteve por lá no seu tempo de caserna que vai de 04/07/1930 a 27/03/1939.
Ficou muito encantado com tudo o que viu e mais feliz ainda quando soube que entre os municípios gaúchos havia um com o nome de São Luiz Gonzaga.
 
Ainda em 1952, em agosto, Luiz Gonzaga gravou sua homenagem àquele estado, aproveitando-se de uma valsa muito famosa de um dos filhos inesquecíveis do Rio Grande que era seu amigo: Lupicínio Rodrigues.  
A música fez 64 anos de lançamento em disco de 78 RPM. (Fonte: You Tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...