sábado, 18 de novembro de 2017

Fotos Memória da Educação do Amapá: Turma 314 do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal do Pará, (Núcleo de Educação, em Macapá)

Nossas Fotos Memória de hoje, apresentam dois momentos da turma 314 do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal do Pará, (Núcleo de Educação, em Macapá)
“Desde 1970 funcionou o "Núcleo de Educação em Macapá" (NEM), ligado à Universidade Federal do Pará - UFPA). No NEM passaram a ser oferecidas cerca de 500 vagas de licenciatura de curta duração no campo do Magistério, no intuito de reverter o atraso de pessoal nesse sentido na região do Território Federal do Amapá, e formar um quadro permanente e qualificado, eminentemente regional.
O NEM permaneceu em atividade até 1992, quando suas estruturas foram reaproveitadas para formar a recém-criada UNIFAP”. (Wikipédia)
Nessa primeira foto de 1992, vemos parte da turma 314, do Curso de Letras, nas escadas do antigo “Fórum dos Leões” (atual sede da OAB/AP).
Estão nas imagens de cima para baixo a partir da esquerda os colegas: Leandro, Reginaldo, Marcelo, Marilene, Wanderlin e José Barreto.
Na segunda fila: Eugênia, Anne Margareth, Eudenice, Ana Alice e Ivanete(dona da foto).
Na fila de baixo: Edna Guedes, Cristina, Rosângela, Graça Pennafort, Verinilda e Terezinha.
Na segunda foto de 1989, vemos a turma praticamente completa, reunida em sala, para a eleição do Centro Acadêmico, cujo resultado aparece grafado no quadro negro.
Vemos nas imagens a partir da esquerda próximo à parede, uma pessoa não identificada, tendo à frente dela a Célia, seguida da Janete, professora de Linguística Eduiza Naiff (blusa escura), Benedito, Stélio, (eu) João Lázaro e Leandro.
Também Ivanete, Edna Guedes (dona da foto), José Barreto, Verinilda, Eunice, tendo atrás o Wanderlin e a Ana Alice.
Abaixados: Cristina, Graça Pennafort, Reginaldo, Marcelo, Jairson, atrás dele Lúcia (oculta), Roselene Pelaes e Rosângela.
Nota do Editor
Tive a honra de fazer parte da Turma 314, do Curso de Licenciatura Plena em Letras da UFPA.
Entre as boas lembranças que tenho do tempo de acadêmico, destaco as seguintes: primeiramente quando prestei vestibular em Macapá, e tive como colega de turma meu companheiro de rádio José Maria de Barros, que iniciou o curso conosco mas que faleceu, prematuramente, antes de concluí-lo.
Outra grande emoção que vivi foi ao reencontrar em sala de aula, durante o curso, o ilustre professor José Benevides, que lecionou a disciplina Língua Latina, a mesma que eu já havia estudado com ele, no curso ginasial na Escola Normal de Macapá.
Ambos faleceram nos deixando muitas saudades. (João Lázaro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...