domingo, 12 de novembro de 2017

Foto Memória da Comunicação do Amapá: Lançamento da Pedra Fundamental da Rádio Nacional de Macapá

Revirando meu acervo de Memórias, encontrei duas pérolas históricas sobre a comunicação do Amapá.
Nessas duas fotos temos imagens de autoridades do Governo Federal e da Radiobrás.
O evento, aconteceu em Macapá, no final dos anos 70, no local onde hoje está instalado o Parque Transmissor da Rádio Difusora de Macapá, ao final da rua Leopoldo Machado, no sentido norte/sul.
Foi o lançamento da Pedra Fundamental da Rádio Nacional de Macapá, que entrou no ar em agosto de 1978, substituindo a Rádio Difusora de Macapá.
Presidente Idalécio e Ministro Quandt ouvem o Gov Arthur Henning

Da dir.p/esq. Idalécio Nogueira Diógenes - Presidente da Radiobrás;
Euclides Quanqt de Oliveira - Ministro das Comunicações;
Gov. Arthur de Azevedo Henning e esposa
A Empresa Brasileira de Comunicação - Radiobrás foi uma empresa pública do governo federal do Brasil criada em 1975 para gerir de maneira centralizada todas as emissoras de rádio e televisão do Governo Federal brasileiro espalhadas pelo país. Em 1988 funde-se com a Empresa Brasileira de Notícias, sucessora da antiga Agência Nacional, e muda sua denominação para Empresa Brasileira de Comunicação. Desde então, já foi vinculada ao Ministério da Comunicações, ao Ministério da Justiça e subordinada diretamente à Presidência da República.
Com sede em Brasília, era composta por uma agência de notícias, uma rádio agência, duas emissoras de televisão e cinco emissoras de rádio, que operavam em ondas curtas, AM e FM, atuando na distribuição de notícias sobre os poderes públicos e notícias de interesse geral dos brasileiros. Atuava também na distribuição da publicidade legal das entidades governamentais.
Produzia ainda os programas: Café com o Presidente e A Voz do Brasil, de retransmissão obrigatória por todas as emissoras do país, e os noticiários da Agência Brasil e da Radio agencia Nacional.
A Radiobrás administrava a Agência Brasil, agência de notícias sobre o país, com fotos, vídeos e textos com direitos autorais pela licença Creative Commons - licença que permite a cópia e o uso livre de conteúdos, apenas citando a fonte - sendo fonte de notícias e imagens para diversos jornais do país, sobretudo para os menores, cujos recursos mais escassos não permitem a manutenção de equipes de jornalismo em todas as capitais brasileiras.
Em 2008 foi criada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vinculada à Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República. A nova empresa incorporou a Radiobrás, após aprovação da medida provisória 398/2007(convertida na lei 11.652/2008). 
(Fonte consultada: Dicionário SensAgent)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...