sábado, 5 de agosto de 2017

Foto Memória do Esporte Amapaense: Atlético Latitude Zero

A Foto Memória de hoje, foi compartilhada pelo amigo Zequinha Monteiro, através de sua página no Facebook.
É um registro fotográfico dos anos 60, de uma equipe do Atlético Latitude Zero, de Macapá-AP, cuja sede social ficava localizada na Av. Cônego Domingos Maltês, entre as ruas Eliezer Levy e Gen. Rondon frente para o antigo campinho do Grupo Escoteiro, Marcílio Dias, no bairro do Trem, local onde hoje está erguida a Escola Municipal “Hildemar Maia”. Onde era a sede, hoje é uma residência.
Estão nas imagens, em pé: Walber Damasceno(com uniforme de juiz de futebol), Ermenegildo Gomes de Lima, Antônio Arraia, Expedido Pinheiro dos Santos, Zequinha Monteiro, Zizico e Lourival Lima (Chibé).
Agachados: Agnaldo, Laércio Monteiro, Roberto Martinês, Cristiano e Zé Crioulo.
O clube foi fundado no dia 25 de Janeiro de 1945, pelos desportistas Alzir da Silva Maia; Turíbio Guimarães e Raul Calins. Participou de algumas edições dos Campeonatos Amapaenses da Primeira e Segunda Divisões nos anos 50. Além do futebol o Atlético Latitude Zero também contou com o time de basquete onde chegou a conquistar alguns títulos como em 1954, entre eles o Torneio Relâmpago com a participação do Amapá Clube, Esporte Clube Macapá, América Futebol Clube e Atlético Latitude Zero.
O Latitude sagrou-se campeão e recebeu o troféu denominado “Dr. Hildemar Pimentel Maia”. Deste time dois jogadores foram convocados em seguida para defender a Seleção Amapaense de Basquete: Paulo Farias e Uriel.
A camisa do clube era azul, amarela e vermelha, conforme a foto abaixo:
(Foto: Reprodução /blog da Alcinéa)
Abaixo modelo do uniforme completo:

(Foto: Reprodução / cacellain.com.br/)

(Foto: Reprodução / cacellain.com.br/)






O escudo, sobre a faixa do peito esquerdo correspondia ao globo terrestre, cortado horizontalmente por uma linha reta (linha do Equador). (Foto menor)







Segundo o historiador Nilson Montoril, “inicialmente, a agremiação chamou-se Latitude Esporte Clube. O desportista Pauxy Gentil Nunes, sugeriu o título de Atlético Latitude Zero.”
Zequinha Monteiro comenta também que o “fundador e professor Alzir da Silva Maia, ajudou a comprar a sede do clube e, em várias oportunidades que a sede estava ruindo, voltava e a reestruturava.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...