sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Foto Memória de Macapá: Professora Pioneira Zulma Carneiro

A professora pioneira do Amapá, Maria Zulma Carneiro de Souza, é natural de Óbidos/PA. Com 12 anos de idade, foi direto para a Base Aérea do Amapá/AP. Profª Zulma foi criada pela Família Tostes, com quem viveu no Município do Amapá e depois em Macapá, onde foi estudar, em 1947. 
Por sua dedicação aos esportes, notadamente ao voleibol, ganhou do Governo do então Território Federal do Amapá, uma bolsa de estudos na Escola Nacional de Educação Física e Desportos do Rio de Janeiro.
Ao voltar para o Amapá, Zulma fez carreira como professora de educação física ao lado de outras pioneiras, na mesma área.
Em 1968, contraiu matrimônio com o professor José Figueiredo de Souza, o Savino, com quem teve os filhos Héldio, hoje engenheiro civil; Helder, advogado e Sacha, que veio à luz com a síndrome de dawn.
O nascimento da filha, portadora de deficiência, foi um choque para Zulma. Amigos a confortaram e a levaram a um congresso das APAEs, em São Paulo. De retorno para Macapá, logo articulou a fundação de uma escola destinada ao ensino especial, daí surgiu a Escola Lobinho Antônio Sérgio de Almeida.
Professora Zulma recebeu várias condecorações, entre elas os títulos de cidadã amapaense e macapaense; Medalha da OAB, pelo Dia Internacional da Mulher; Medalha do MEC; Mérito da Educação, da Câmara Municipal de Macapá; E a Águia, a maior comenda oferecida pelas APAEs do Brasil.
ATUALIZAÇÃO
Professora Zulma Carneiro, faleceu em Macapá, dia 5 de agosto de 2022, aos 87 anos.
Texto original: Douglas Lima, adaptado ao Porta-Retrato
Fonte: Revista Diário nº 1(NOV/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...