quinta-feira, 11 de maio de 2017

Foto Memória do Jornalismo Amapaense: A história em revista

Nossa Foto Memória de hoje, foi reproduzida da revista EM REVISTA – Edição Única, de dezembro de 2002, produzida pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo – Turma JOR-21 da Faculdade Seama, Instituição de ensino superior em Macapá, Amapá.
EM REVISTA tinha como objetivo divulgar um breve histórico sobre revistas que marcaram época e trouxeram à tona a cultura de povos em diversos países de diferentes momentos.
A equipe responsável pela edição fez um breve passeio pela imprensa internacional, nacional e, principalmente, imprensa amapaense.
Quem contou a história da revista amapaense foi o professor, historiador e pesquisador Nilson Montoril de Araújo, entrevistado pelos editores.
Nilson citou, entre outros detalhes, que em dezembro de 1945, surgiu a "Revista do Amapá'', uma publicação do Serviço de Informações da Secretaria Geral do Amapá, cujo diretor era o próprio Secretário Geral, Dr. Raul Montero Valdez, impressa nas máquinas da Imprensa Oficial.
A revista circulava com intervalos irregulares e tinha a colaboração de diversos executivos, inclusive do governador Janary Nunes.
Na época em que se editava a revista, a circulação ocorria nos meses historicamente importantes para o Território do Amapá: 1° de dezembro (Laudo de Berna ou Suíço); 25 de janeiro (instalação do governo do Território Federal do Amapá); 19 de março (Dia de São José e inauguração da Fortaleza); 13 de setembro (criação do Território do Amapá).
Um importante momento da vida macapaense foi registrado na revista do mês de julho de 1947 (ano 2, n° 6), ocasião em que o Dr. Getúlio Lima Júnior, Diretor da Divisão de Cooperação Federal do Departamento Nacional da Criança, e assistente chefe da Legião Brasileira de Assistência, colocava sobre o baldrame o primeiro tijolo do edifício da Maternidade de Macapá.
Sua visita a cidade deu-se no dia 14 de junho de 1947.
Na revista editada em setembro de 1953, encontramos uma série de publicações importantes, como a inauguração do Mercado Central de Macapá, Transatlânticos de Ultra-Mar em Águas Macapaenses e Primeiro Congresso Eucarístico Territorial.
Os intelectuais Álvaro Cândido Botelho da Cunha, Marcílio Filgueiras Viana e José Pereira da Costa (o Branco) fundaram em 1952, a revista "Latitude Zero", a publicação vanguarda de caráter particular.
Em setembro do mesmo ano, Macapá ganhava uma nova revista intitulada "(*)Fanal Educativo", elaborada pela Escola Normal de Macapá. O periódico primava pela divulgação de assuntos educacionais, valendo-se de alunos e professores para a elaboração de textos.
Outra que também teve grande repercussão, foi a revista do "Rotary Clube de Macapá", que inicialmente foi publicada em forma de Boletim, sem fotografias ou ilustrações. Essa revista não se restringiu à matérias privativas do clube de serviço. O Rotary foi fundado em Macapá, no dia 23 de junho de 1946 e continua em ação, agora com outros clubes em locais diferentes. Como não poderia deixar de ser, em 1971, quando o clube completou seu Jubileu de Prata, a revista relembrou o feito, publicando uma matéria elaborada pelo mazaganense Francisco Torquato de Araújo, um dos fundadores da instituição. A revista do "Rotary" data de 1954.
Em maio de 1954, foi lançada a revista “Mensagem”, órgão ilustrado e independente, cujo lema era: ‘‘Uma revista independente para um povo independente”. Era dirigida por Carlos Sampaio e contava com a colaboração de renomados elementos da cultura territorial.
Em julho do aludido ano, o Esporte Clube Macapá brindou a comunidade esportiva com a "Revista Azulina". O periódico foi idealizado por José Piqueira da Silva, secretário da agremiação. O poeta e jornalista Alcy Araújo Cavalcante assumiu a função de diretor e Altair Cavalcante de Lemos ficou como gerente. A primeira edição circulou em 18 de julho de 1954, dia em que, em 1945, o Panair Esporte Clube passou à denominação de Esporte Clube Macapá. O azulino completava 9 (nove) anos de atividades e precisava evidenciar seus feitos esportivos. O time azul da cidade ganhou os campeonatos de voley, de futebol e de basquete.
O segundo número da "Revista Azulina” só foi publicado em dezembro de 1957, quando o Esporte Clube Macapá já havia conquistado os títulos de 1954, 1955, 1956 e marchava célere para abiscoitar o de 1957.
Em 1957, Ivo Pontes Torres, Amaury Farias, Theodolino Flexa de Miranda, Aluízio Cunha e Osmar Nery Marinho, fundaram a revista "Rumo", cuja redação ficava na Av. Raimundo Álvares da Costa. Mais uma vez, Álvaro da Cunha, Alcy Araújo e Arthur Nery Marinho despontariam como colaboradores.
Em 1958 a ICOMI lançou uma edição para comemorar sua instalação no Amapá.
A Indústria e Comércio de Minérios S.A, produziu a revista "ICOMI NOTICIAS", fazendo circular o primeiro número em janeiro de 1964.
A Companhia de Eletricidade do Amapá-CEA, também se preocupou com a divulgação de suas realizações, fazendo-a através de um Boletim informativo mensal. O diretor presidente era o Dr. Luiz Ribeiro de Almeida, advogado e oficial do exército, que deu total apoio à iniciativa. O Boletim, elaborado pela assessoria de relações públicas, não deixou de contemplar o esporte.
Falava ainda sobre o trabalho conjugado para tornar realidade a construção da Hidrelétrica Coaracy Nunes. O primeiro Boletim circulou em 1960.
Nessa leva, também aparece a revista "HILÉIA", no início de 1968, idealizada pelo professor Francisco da Graça Moura. O senhor Elfredo Távora Gonçalves, foi um dos colaboradores.
Em 1969, ainda circulava uma das primeiras de nossas revistas, a "Latitude Zero". Até o mês de dezembro, circularam três edições.
Depois surgiram outras revistas. A "Enfoque Amazônico", mostrando as belezas naturais da capital do Amapá. A revista "Macapá View", que surgiu no ano de 1996 e divulgava pessoas e fatos da alta sociedade amapaense. Depois ela passou a se chamar de "Amazon View".
Em 1998/2000, circulou em Macapá a Revista "Perfil do Amapá", nos campos político, histórico, cultural, econômico, didático e turístico, com reportagens e entrevistas. Uma publicação da Colibri Promoções e Publicidades, dirigida por Valmiro Colibri, tendo na equipe de redação o jornalista amapaense Édi Prado. 
No decorrer do ano de 2002, além da "Amazon View", agora abrangendo áreas da Região Norte, tivemos uma edição especial da revista do Lions Clube de Macapá, de título "A Jaula", reportando-se aos 40 anos de atividades do clube.
Em outubro daquele ano, voltada exclusivamente para a divulgação de temas religiosos, concernentes a Nossa Senhora de Nazaré, passou a ser editada a "Revista do Círio", concebida pela Diocese de Macapá.
(*) Significado: Fanal - Facho, farol, lanterna
Fonte consultada: Revista EM REVISTA – Edição Única, de dezembro de 2002, produzida pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo – Turma JOR-21 da Faculdade Seama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...