sexta-feira, 21 de abril de 2017

Foto Memória do Comércio Amapaense: Pioneiro AFIF ELIAS HARB

O Pioneiro AFIF ELIAS HARB nasceu em Chekka, no Líbano, no ano de 1919. Chekka é uma cidade costeira localizada no Sul do Norte do Líbano.  Filho de Elias e D. Mariana Halib, comerciantes. Desde muito cedo trabalhava numa fábrica de cimento. Chekka abriga algumas das maiores fábricas de cimento e papel do leste do Mediterrâneo. 
Chegou ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1952, para buscar uma tia e levá-la de volta ao Líbano. Como ela não quis ir, Afif saiu do Rio, partindo para Belém-PA e depois para Cruzeiro doSul-AC, no período áureo da borracha. Mas ficou por pouco tempo e aceitou convite de um patrício seu (José Houat), para ir a Macapá-AP. Chegou a Macapá, no ano de 1955, onde conheceu as principais famílias locais, apresentado pelos seus conterrâneos Hariat, Chaar, El Achi e Dagher, conquistando a amizade de todos. A família ficou no Líbano, até que ele se restabelecesse financeiramente. Começou a trabalhar como camelô e logo montou uma baiuca.
A esposa chegou em 28 de fevereiro de 1957. Com a ajuda dos patrícios eles conseguiram uma casa boa para morar. Comprou a primeira casa em 1961.
Em 1965, inaugurou as Lojas Brasília(foto), na Rua Cândido Mendes, esquina com Av. Mendonça Jr. Casou com D. Amanda em 1940; dessa união nasceram os filhos: Julieta e Romeu.
Julieta Mattar - viúva do empresário Edgard Nader Mattar, falecido em 2003 - continua residindo em Belém do Pará, para onde se transferiu desde quando casou.
Romeu Harb é próspero empresário e continua com atividades comerciais em Macapá, à frente da Importadora JK, substituta das Lojas Brasília.
Pouco se sabe sobre a vida social e política do seu Afif. 
O certo é que ele desde cedo lá estava à porta de sua loja cumprimentando quem passava e isso aconteceu durante toda sua vida, desde o ano de 1956 até o dia 13 de junho de 1985, quando veio a falecer.
Fontes: Livro PERSONAGENS ILUSTRES DO AMAPÁ VOL. III – (Edição não impressa) e Edgar Rodrigues
Fontes consultadas: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...