quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Foto Memória da Natação do Amapá: Anselmo Guedes, Pioneiro da Natação no Amapá

Anselmo Guedes Silva, filho de Albertino Guedes Silva e Leontina Guedes Silva nasceu no dia 20 de março de 1942, aprendeu a nadar com 03 anos de idade e começou a treinar na Piscina Territorial de Macapá em 1952, sob o comando do Capitão Euclides Rodrigues. Anselmo Guedes foi Bicampeão Infanto/Juvenil de Natação em 1956 em uma competição realizada em São Paulo na Piscina do Pacaembú nas provas de 50 metros Crawl e 50 metros costas. Em 1972 começou a estudar em Belém-Pa o Curso de Educação Física na Escola Superior de Educação Física, atual Campus III da UEPA/PA. Ganhou o apelido de “Velho” dado por seus colegas de turma por ser um dos mais velhos da turma, apelido este que continua a ser usado por quem foi seu atleta e os amigos próximos. Se formou no 1º semestre de 1978, começou a trabalhar na Piscina Olímpica Capitão Euclides Rodrigues, nome dado a piscina em homenagem ao seu treinador. 
Anselmo Guedes, desfilando pelo Colégio Amapaense, na Av. FAB, em Macapá/AP.
Com o passar dos anos treinou vários atletas, pois além de ensinar a natação às crianças Anselmo Guedes tinha como objetivo preparar e formar Atletas para representar o Estado do Amapá nas competições de natação. Foi homenageado em vida com a criação do Clube que leva seu nome: APANA – Associação de Pais de Natação Professor Anselmo Guedes em 1992, uma equipe de vários atletas com nomes consagrados Nacional e Internacionalmente, que trouxe vários títulos para o Amapá.
Anselmo Guedes, hoje aposentado, com 74 anos de idade, continua morando em Macapá e curtindo os netos.
O Imortal Anselmo Guedes: Um Atleta ”Notável”
O Campeoníssimo Anselmo Guedes é agora um dos imortais da Academia de Notáveis Edificadores do Amapá. Ele foi homenageado na sexta-feira, 09/09/2016, pelo Memorial Amapá, em Macapá, merecidamente pelo legado construído. (Alcinéa Cavalcante)
Fonte: Memorial Amapá
(Última atualização às 19h45min, de 18/10/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...