terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ANTÔNIO TREVIZANI: Um Pioneiro de Santana/AP

ANTÔNIO TREVIZANI - Nasceu no dia 1º de agosto de 1925, na localidade de Rioli, Município de Colatina, no Estado do Espírito Santo.
Estudou em Colatina. Contratado pela ICOMI para abrir a estrada de ferro Santana/Serra do Navio, chegou a Macapá, no mês de março de 1954, passando a executar as seguintes atividades: encarregado de terraplanagem da área para construção da "Vila Amazonas"; montou a correia transportadora para o embarque do manganês; supervisor do Porto de Exportação, inaugurado em 1956; comandante do Corpo de Bombeiros criado pela empresa no ano de 1965, permanecendo até 1975. Casado com D. Dulce Daniel e dessa união nasceram os filhos Antônio, Mauro e Dulcinéa.
Desportista, reuniu um grupo de amigos e criou um time de futebol que passou a chamar-se Santana Esporte Clube, sendo escolhido o 1º Presidente. Com o patrocínio da ICOMI, criou a escolinha do Santana e, apoiado sempre por sua esposa Dulce Daniel, treinava os garotos, enquanto ela distribuía sorvetes. No meio dessa molecada estavam os filhos do Trevizani, o Antônio "Galo" e o Mauro "Nêgo", que mais tarde vieram a fazer parte da equipe principal do Santana, e que por diversas vezes foram titulares das seleções amapaenses formadas na época. E no Santana consagraram-se campeões amapaenses, disputando com o Amapá, Macapá, São José, Trem e Guarany. O "Nêgo" foi campeão pela seleção amapaense no campeonato juvenil Norte-Nordeste. A vida social do Trevizani era intensa. Ele e sua esposa estavam sempre arranjando programações para animar a vila. Era a charanga do clube, a escola de samba, e as tradicionais festas das flores, juninas, reveillons, carnaval e baile das debutantes no Santana Esporte Clube, onde exerceu cargos de Diretor Social, Diretor de Esportes (2 vezes), Diretor de Futebol e Presidente (2 vezes). Organizou os campeonatos internos com equipes representando os departamentos da empresa ICOMl; outro evento que gostava de realizar eram os concursos de raínha dos jogos santanenses, raínha das flores e miss simpatia da vila. Seus filhos, todos casados, Antônio e Dulcinéa, residem em Vitória/ES, e Mauro, em Belém/PA;  Trevizani, ao retomar para Vitória-ES, em 1976, montou a casa comercial "Papelaria e Armarinho Amapá", em homenagem à terra onde passou 22 anos de sua vida, mas, sentia muitas saudades dos amigos que conquistou.
Antônio Trevizani faleceu aos 77 anos de idade, vítima de derrame cerebral (AVC),  no dia 26 de agosto de 2002 em Vitoria/ES.
Seu corpo está sepultado no cemitério Jardim da Paz no município de Serra/ES. Foi um personagem importante na História do atual Município de Santana/AP.

Fonte: Livro “Personagens Ilustres do Amapá” de Coaracy Sobreira Barbosa – Volume II  - edição de 1998. 
Foto e atualizações de seu filho Antônio Trevizani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...