sábado, 2 de abril de 2011

O Pioneiro Inácio Xavier de Paiva

(Reprodução de livro)
Quem viveu em Macapá desde o início do ex-Território Federal do Amapá, com certeza deve se lembrar da Casa Potiguar, que tinha como proprietário o Sr. Inácio Xavier de Paiva, cujo nome era muito badalado nas propagandas da Rádio Difusora de Macapá.
Seu Inácio nasceu em São José de Mipibu, município do Estado do Rio Grande do Norte, em 1927.
Estudou até a quarta série primária ao mesmo tempo que ajudava seus pais na lavoura.
Com a notícia da criação do Território Federal do Amapá resolve se transferir para Macapá com sua família e montar uma casa de comércio.
Com perseverança e dedicação transformou seu estabelecimento na casa Potiguar onde vendia estivas em geral e miudezas.
Com seu jeito nordestino conseguiu conquistar a amizade do povo macapaense chegando à presidência da Associação Comercial.
Classificou-se entre os grandes comerciantes um caminhão e uma kombi utilizando-os no transporte de passageiros e cargas na cidade de Macapá e na linha Macapá/Oiapoque.
Era amigo e admirador do governador Janary Nunes, filiado no PSD (Arena) participava de todas as reuniões políticas.
Inácio casou-se com D. Maria Rosa de Paiva no dia 8 de abril de 1952 e dessa união nasceram os filhos Simone, Janete, Janizete, Rogério, Socorro, Elizete, Elizabeth, Eriberto e Roberto.

Fonte: Livro "Personagens Ilustres do Amapá vol III", de Coaracy Barbosa, não impresso. Copia em PDF via APES.

7 comentários:

  1. Olá João, o nome da cidade de nascimento deve ser São José do Mipibu, no Rio Grande do Norte. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ok amigo, obrigado pela observação.
    Legenda corrigida.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a homenagem, meu avô merece mesmo, foi um grande homem. O Amapá precisa de mais pessoas como ele, um grande exemplo para todos nós, sempre guerreiro e fez o que pode para dar tudo o que pode para nossa família.
    Eternas Saudades dele e de minha avó.
    Mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. obrigada, pela homenagem foi boa e justa, meu pai e muitos outros, faziam o comércio local tomar novo vigor.
    relembro com saudades de meu pai e minha mâe.

    ResponderExcluir
  5. Elizabeth Paiva Contreras15 de abril de 2011 às 20:04

    Agradeço a homenagem prestada a meu pai,parabéns ao PORTA RETRATO, por nos fazer relembrar as memórias do nosso querido Território Federal do Amapá.

    ResponderExcluir
  6. Prezado João,
    venho aquí apresentar meus agradecimentos, pela homenagem concedida a minha familia e em especial ao meu pai...lendo esse pequeno pedaço de seu livro para mim e meus irmaos, foi com toda certeza relembrar parte de nossas vidas e relembrar um passado muito especial.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu, Elizete, filha do Sr. Inácio, agradeço pela reportagem do radialista João Lázaro e pelo interesse a esta história que se diz tão importante ao inicio do comercio no Amapá, que tão poucos sabem.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...