terça-feira, 5 de abril de 2011

O Pioneiro Eduardo Rodrigues da Costa

(Foto: Reprodução de livro)
O Sr. Eduardo Rodrigues da Costa, um dos pioneiros do Amapá, nasceu em Belém-PA no dia 21 de outubro de 1923. Filho de Valério Paulo da Costa e Leonila Rodrigues da Costa. Chegou ao Amapá, em 1945, convidado pelo Sr. Acésio Guedes, gerente do Macapá Hotel para jogar pelo Esporte Clube Macapá.
Em 1947 foi contratado para a função de auxiliar de cozinheiro no Macapá Hotel, especializando-se na arte da cozinha, passando a ser o cozinheiro oficial, nomeado pelo governo do Amapá.
Mestre Eduardo passou a organizar as comemorações festivas, os banquetes e as festas oficiais.
Exibia pratos sofisticados embelezando as mesas e deliciando os convivas com o cheiro dos temperos.
Da mesma forma criou uma variedade de doces, salgados e bolos com sabores deliciosos. Depois de passar alguns anos jogando pelo E. C. Macapá, transferiu-se para o Trem Desportivo Clube juntamente com os seus amigos de Clube: 91, Vavá, Labrione, Paulo Torres e Raimundinho.
Casou-se com dona Gademar em 1955 e aposentou-se em 1977.
(Biografia e foto extraídas do livro "Personagens Ilustres do Amapá vol III", de Coaracy Barbosa, não impresso. Cópia em PDF via APES.)
Nota do Blog:
Me lembro que “seu” Eduardo tinha uma padaria e confeitaria de muito movimento, bem em frente à Escola Santa Bartoloméa Capitâneo, que chamava-se Casa Costa.
A amiga Alcilene Cavalcante confirma o nome da Casa Costa e lembra que ele tinha um apelido, como era conhecido pela garotada da época: "seu acapu" (desconhecemos as razões desse apelido).
Significado: acapu ( a palavra tem pronúncia mais forte na última sílaba, mas não é acentuada )  - [Bot.] - Acapu é o nome popular de uma árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosas), que ocorre no Brasil, na Guiana, Peru e Suriname. Produz madeira de cor escura muito boa para a construção civil e naval. Havia muito na amazônia mas, está criticamente ameaçada de extinção por perda de habitat natural.(fonte)
A amiga leitora Ana Francelina, confirma em seu comentário, que D. Gademar, viúva do "seu" Eduardo - conhecida como Dona Dadá - reside atualmente, em Belém-PA.
Por gentileza, se alguém tiver mais alguma lembrança, pode comentar.
(Última atualização em 05/04/2001 às 19:30h)

5 comentários:

  1. Ana Francelina Lobato5 de abril de 2011 às 09:43

    O nome da esposa do Seu Eduardo é GADEMAR, conhecida como D.Dadá, ela mora em Belém-PA, no bairro Batista Campos, eles são compadres dos meus pais, Paulo e Idália Lobato. Tenho saudades do Seu Eduardo, fiquei muito triste quando ele nos deixou.

    ResponderExcluir
  2. Isso João Lazaro..Era casa Costa que a molecada chama de Acapul..nao sei por que..

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Francelina, obrigado por sua observação e pelo acesso ao blog.
    Já efetuamos a correção do nome e atualizamos a legenda.
    Seu comentário foi providencial, pois, como extraímos os dados do livro, sempre é passivo de ocorrerem desatualizações.
    E não tinhamos nenhuma informação sobre a família, apenas sabíamos que ele era falecido.
    Valeu Ana, volte sempre a nos honrar com sua visita.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Alcilene...obrigado pela lembrança.
    Havia esquecido que ele tinha esse apelido, mesmo. Valeu!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi, João.
    O apelido é, mesmo Acapú. Comprei muito pão na Casa Costa. Mas a referência era essa: "meu filho, vai lá no Acapú comprar...".
    Lembro bem (tinha uns 13-14 anos) e morava na continuação da Av. Iracema Carvão Nunes (hoje o nome é outro), entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Prof. Tostes. Na época (isso entre 1963 e 1965) não havia o muro do Ginásio Santa Bartoloméa Capitânio; era uma cerca de arame farpado que a gente passava por baixo e cortava caminho até a "padaria do Acapú".
    Um abraço do amigo

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...