terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pioneiras: Professoras Maria Helena Amoras e Josefa Jucileide

(Foto: Reprodução/Acervo da família)
Clique na imagem para ampliá-la
(Foto: Contribuição do amigo Heraldo José Amoras dos Santos, filho da profª Maria Helena)
Ano 1950 – A esquerda professora Maria Helena Amoras dos Santos ao lado de sua sobrinha professora Josefa Jucileide Amoras Colares.
Maria Helena Amoras destacou-se como professora da lingua portuguesa na antiga Escola Industrial de Macapá, depois Ginásio de Macapá.
Chefiou também a DAE - Divisão de Assistência ao Educando, da Secretaria de Educação do ex-Território do Amapá.
Professora Maria Helena Amoras dos Santos - que também é escritora - hoje aos 80 anos (foto menor) aposentada, reside em Belém do Pará.

A professora Josefa Jucileide (falecida) foi homenageada com seu nome em uma das Escolas da Rede Estadual de Ensino, no bairro Nova Esperança, em Macapá.

3 comentários:

  1. Adm. Osiel Amoras de Araujo16 de dezembro de 2010 às 12:19

    O Heraldo esqueceu de informar que Maria Helena (minha Tia) é escritora também.
    E que Josefa Jucileide é mãe de Antônio Ernesto Amoras Colares, Juiz de Direito e autoridade no Estado do Amapá.

    ResponderExcluir
  2. Ok Osiel, obrigado por sua visita e pela informação.
    Volte sempre,
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. O nome de solteira de nossa mamã foi Maria Helena Solange Del Castillo Amoras até conhecer o nosso pai Marcos Farias dos Santos, jovem, bonito, da aeronáutica, lá pelos campos de nossa bonita cidade do Amapá nos idos anos 40 (2ªguerra mundial). Mamãe iniciou o magistrado em 1947 com 17 anos na escola isolada de Tucumã no Amapá; em 1948-49 foi professora auxiliar no grupo escolar Barão do Rio Branco em Macapá que tinha como anexo a sede do Amapá clube cedida ao govêrno; de 1950 à 1966 foi professora titular e secretária no Barão; de 1966 à 1979 foi professora na escola industrial e depois ginásio de Macapá; de 1980 à 1984 foi chefe da DAE e aí veio a merecida aposentadoria.
    No ano de 1999 fez seu primeiro lançamento editorial com o romance "Macapá, um rastro de pirilampos" e insiro palavras ditas por ela: "...que quando há força de vontade e se sabe aproveitar o tempo, a mulher é capaz de gerar filhos, plantar árvores, fazer jardins e escrever um livro."_Heraldo amoras

    ResponderExcluir

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...