quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais um Pioneiro Ilustre: Tio Joãozinho Picanço

(Reprodução/Arquivo do editor)
Clique na foto para ampliar
Sr. João Batista de Azevedo Picanço - o "Tio Joãozinho".
O Sr. Joãozinho Picanço foi o primeiro Tesoureiro do ex-Território Federal do Amapá.
Essa função corresponderia hoje ao do Secretário de Estado de Finanças.
João Batista de Azevedo Picanço - Filho de João Batista Picanço e D. Severina de Azevedo Picanço - nasceu no dia 12 de janeiro de 1897.
João Batista se orgulhava de ser neto  do Capitão Leonardo José Picanço, que foi nomeado por D. Pedro II para o posto de Tenente-Coronel, chefe do Estado-Maior da Guarda Nacional de Macapá e Mazagão.
João Batista começou a trabalhar na função de auxiliar de fiscal da Prefeitura de Macapá e, posteriormente, foi nomeado fiscal da localidade de Bailique.
Quando o General Zacarias de Assunção assumiu o Governo do Pará, em 1951, derrotando nas eleições o Coronel Joaquim Cardoso Magalhães Barata, os municípios do estado passaram a eleger suas câmaras de vereadores.
João Batista se candidatou e os eleitores das ilhas do Bailique o elegeram seu representante na Câmara, tendo como companheiros os Vereadores Manoel Vicente de Andrade, Clodóvio Gomes Coelho, Horácio Souto, José Serafim Gomes Coelho, Jovino Dinoá e Secundino Braga Campos.
Terminado o mandato de Vereador, João Batista de Azevedo Picanço foi nomeado Tesoureiro da Prefeitura de Macapá pelo prefeito major Moisés EIiezer Levy.
Com a criação do Território Federal do Amapá foi convidado para exercer as funções de Tesoureiro. Contam os antigos que ao ser apresentado ao Governador Janary, este chamou um dos seus assessores, que trazia um malote, entregou-o ao apresentado, dizendo "Tio Joãozinho, o Sr. é o tesoureiro, então tome conta do dinheiro!".
Tio Joãozinho, como passou a ser chamado, foi o Tesoureiro do governo do Territóno, até a sua aposentadoria, quando passou o cargo ao seu filho Heitor de Azevedo Picanço.
Casado com D. Francisca Claudina Picanço, que lhe deu 6 filhos: Heitor, Naíde, José (Zequinha - falecido), Ubiracy(falecido), Ana e ManoeI (falecido).
Tio Joãozinho teve uma participação importante na construção do Estado do Amapá e faz parte da galeria dos homens ilustres do Amapá.
Em homenagem à sua memória, o Governo do Amapá o homenageou emprestando seu nome ao Centro Cultural João Batista de Azevedo Picanço,  situado na Av. FAB em frente à Escola Gabriel de Almeida Café.
(Dados biográficos extraídos do livro "Personagens Ilustres do Amapá vol I" - (1997), do jornalista Coaracy Barbosa.)
(Repaginado em 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...