terça-feira, 27 de setembro de 2016

Foto Memória de Macapá: Major Eliezer Levy

Eliezer Moisés Levy, também conhecido como Major Eliezer Levy, entrou na Guarda Nacional, onde chegou ao posto de Coronel, embora seja conhecido historicamente como Major Eliezer Levy. 
Politicamente, o Major Eliezer Levy tornou-se amigo e correligionário de Magalhães Barata, que por décadas dominou a política paraense. 
Por conta desta amizade, Eliezer Levy foi nomeado intendente de Macapá (então ainda parte do estado do Pará), onde governou até 1936, quando tomou posse o primeiro prefeito eleito da cidade, Francisco Alves Soares. 
Um segundo mandato de Prefeito de Macapá ocorreu entre 1942 e 1944. 
Durante sua gestão foi o responsável por obras de saneamento da febre amarela, pela reforma do antigo prédio da Intendência de Macapá, pela construção do trapiche que recebeu seu nome e que foi essencial para facilitar o acesso fluvial à cidade, e da capela do cemitério central. 
Também teve início, em sua administração, a construção da Rodovia BR-156 (Macapá-Clevelândia). 
O Major Eliezer Levy foi ainda importante membro da Grande Loja Maçônica do Pará, chegando ao grau 33 e sendo nomeado Grande Benemérito da Ordem.
Seu envolvimento na política, convenceu o Presidente Getúlio Vargas em transformar o município em Território do Amapá.
Fontes: Wikipédia e Revista Amazônia Judaica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...