quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Foto Memória de Macapá: O 102º Aniversário de ISAAC ZAGURY

Completam-se neste 11 de agosto de 2016, CENTO E DOIS ANOS de nascimento de ISAAC ZAGURY, o macapaense que veio a este mundo, antes do Amapá ser desmembrado do vizinho Estado do Pará, o que só aconteceu através do Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.
O pioneiro Isaac Jaime Zagury era um dos nove filhos do casal, Capitão Leão Zagury e Sarah Roffe Zagury.
Com a mãe, dona Sarah, e seus irmãos, Esther, José, Eliezer, Syme, Meryan, Abraão, Moisés e Ana, fundaram a primeira empresa legalizada da cidade, a Casa Leão do Norte, que vendia de um tudo, presentes, sabonetes, tecidos e mercearia.
Isaac tinha espírito empreendedor e junto com o irmão Moysés, deram continuidade ao trabalho dos pais, como comerciantes na cidade, levando para a mesma, empresas tais quais a Cruzeiro do Sul, depois VARIG; os automóveis WILLYS Overland, a Sapataria Predileta, a Texaco, a Drogaria, a sorveteria Central e o Flip Guaraná que Isaac fazia com o coração.
Entre suas inúmeras atividades na cidade, Isaac exerceu o cargo de Juiz de Paz e foi grande incentivador dos esportes e das atividades populares.
Casou-se com a jovem Clemência, (que na verdade se chamava Piedade Assayage) e tiveram quatro filhos: Leão (médico), Abraham (engenheiro), Sarah (pedagoga) e Alice (historiadora).
Isaac Jayme Zagury faleceu em 01 de maio de 1971, aos 57 anos de idade, no Rio de Janeiro, onde também foi sepultado.
Foi um dos honrados homens que amaram e muito contribuíram para o desenvolvimento do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...