domingo, 7 de agosto de 2016

Foto Memória de Macapá: José Maria Frota de Almeida

JOSÉ MARIA FROTA DE ALMEIDA, nasceu na cidade de Belém do Pará no dia 23 de junho de 1924, sua família por parte de pai de origem portuguesa, filho de Abel da Graça Almeida e Clementina Alice Frota de Almeida. Casado com Zilda Oliveira de Almeida, foi pai de 10 filhos (Abel, Geracina, Eugênio, Clarisse, Lourdes, Herculano, Geraldo, José, Paulo e Maria de Nazaré que desencarnou com sete dias de nascida. Desde novo trabalhou nas lides do movimento espírita em Belém, no Lar de Maria.
Chegou em Macapá em dezembro de 1959, com 35 anos, para ficar por apenas dois anos na função de delegado dos conferentes de cargas e descargas. E permaneceu por mais de 18 anos, contribuindo com suas expertises à sociedade Amapaense.
Sua trajetória nesse período foi bastante efetiva, sendo um dos fundadores da APAE/AP e da União Espírita Amapaense. Teve participação ativa na Maçonaria; foi Presidente do Amapá Clube. Seu espírito jovem e alegre, sempre rodeados de amigos, levou-o a ser um dos fundadores do maior bloco de rua “A Banda”.
JOSÉ MARIA FROTA DE ALMEIDA, desencarnou em 11 de setembro de 1981, vítima de um acidente de carro.
(Texto e informações de Lourdes Oliveira de Almeida, via e-mail)

6 comentários:

  1. Olá!
    Sou portuguesa e sou neta de Abel da Graça Almeida, portanto, José Maria Frota de Almeida era meu tio. Estou fazendo a história de minha família e gostaria de saber mais sobre meu avô que emigrou para o Brasil. Podem-me ajudar?
    Agradeço muito toda a informação que tiverem a amabilidade de me transmitir

    Carolina Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Talvez sejamos primos, pois meu pai era filho de Abel da Graça Almeida. Mande mensagem pelas redes sociais: @aluisioterapeuta (instagram) ou aluisioterapeuta (facebook) e também por email - alu50br@gmail.com
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Carolina. Sou Lourdes Oliveira de Almeida filha de José Maria frota de Almeida. Tenho interesse tb em informações do nosso avô Abel da Graça Almeida. Meu contato lourdesalmeida893@gmail.com caso queira se comunicar. Abraços

      Excluir
    3. Olá minha querida meu nome é Edson Batista Frota de Almeida,filho de Edmundo Frota de Almeida irmão de José Maria Frota de Almeida que são filhos de Abel da Graça Almeida, tenho interesse em informações do vovô Abel.
      Como posso manter contato com você?
      Meu instagram pr.edsonfrota

      Excluir
  2. Olá Carolina, nós também de Belém do Pará-Brasil estamos em busca de informações sobre a família do vovô Abel da Graça Almeida. Sou Graça Almeida, filha de Abel Brasileiro de Almeida, um dos 5 filhos dele, aqui no Brasil. Meu e-mail é gracaribeiroalmeida@gmail.com, pode me escrever, que tenho as informações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carolina, aqui mais um neto do Abel.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...