quinta-feira, 9 de junho de 2011

Belarmino Paraense de Barros um Pioneiro de Escol

(Foto: Reprodução de livro)
 
O Pioneiro Belarmino Paraense de Barros, nasceu em Belém, Pará, no dia 26 de junho de 1921, filho de Amélio Brasil de Barros e D. Benvinda das Neves de Barros. Estudou nos colégios em Belém e diplomou-se guarda-livro, (hoje contador), no dia 1º de março de 1940.
Convocado para o Exército brasileiro, foi servir na Primeira Companhia Independente de Metralhadoras Anti-Aéreas, aquartelada em Vai de Cans, em Be1ém, julgado apto em 21 de julho de 1941; em 22 de janeiro de 1943, foi aprovado nos exames finais para o posto de cabo, assumindo o cargo de Secretário da Companhia; em 7 de janeiro de 1944, foi aprovado em 2.° lugar no curso de Sargentos e promovido a 3º sargento em 14 de julho do mesmo ano; em 24 de outubro, embarcou para o Município de Igarapé-Açu, integrando o pelotão de metralhadoras para participar das manobras da guarnição. Em 25 de julho de 1945, requereu seu desligamento do Exército, que só aconteceu no mês de outubro do mesmo ano.
Na sua passagem pelo Exército, teve seu nome citado em vários Boletins; recebeu inúmeros elogios por sua atuação marcante e briosa em várias missões a que foi designado; por sua dedicação ao trabalho e espírito de disciplina.
Belarmino chegou a Macapá, no dia 29 de outubro de 1945, levando consigo um currículo recheado de elogios e, nesse mesmo dia, foi nomeado para exercer, interinamente, o cargo de Contador, com exercício no Serviço de Administração Geral e efetivado em 2 de janeiro. A partir desse momento Belarmino foi nomeado para os seguinte cargos: Chefe da Seção das Municipalidades em 1/3/1949; Administrador da Olaria de Macapá em 18/4/1951; Chefe da Seção de Contabilidade em 13/7/1961; Diretor do Serviço de Administração Geral em 16/12/1962; respondeu pelo expediente da Secretaria Geral do Território em 30/01/1963, 11/04/63, 24/04/64. Nas muitas missões de responsabilidade que recebeu, se desincumbiu com competência em todas elas.
Belarmino destacou-se em diversos setores da sociedade, participando da fundação do Trem Desportivo Clube Beneficente no dia 1º de janeiro de 1947, eleito presidente e reeleito em 10 eleições sucessivas; participou da criação do grupo de escoteiros do mar "Marcílio Dias", fundado em 23 de abril de 1956; foi membro do Rotary Clube de Macapá por 13 anos; Presidente da Federação de Desportos Aquáticos; iniciou e participou ativamente na construção da sede do Trem e da igreja de Nossa Senhora da Conceição; participou da editoria dos semanários "Observador" e "Mensagem do Amapá". Belarmino casou-se com D. Izolina de Oliveira Barros em 23 de fevereiro de 1946 que lhe deu os filhos Celso Mariano, administrador portuário e cantor; Aurélio, auditor do Banco da Amazônia S/A; Belarmino, engenheiro civil; Ermenegilda, administradora e pedagoga escolar; Paulo de Tarso, engenheiro civil. Aposentado no dia 6 de outubro de 1964, transferiu-se para Belém. Aos 76 anos, não ficou debruçado na janela de sua casa assistindo ao tempo passar e esperando a morte chegar. Criou a firma PLANAMAZON Ltda,  onde executava projetos agropecuários e industriais, assessoria técnica e econômica, engenharia civil e contabilidade, que administrou com perfeição. Nas horas vagas escrevia biografias dos pioneiros no "Jornal do Dia" contando fatos alegres, tristes e curiosos, merecendo os aplausos dos amapaenses. Deve-se registrar também que foi um militante político do antigo PSD, participando das eleições dos Presidentes Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek e dos Deputados Federais Coaracy Nunes, Amílcar Pereira e Janary Gentil Nunes.
Belarmino editou seu livro "Breves Estudos e Considerações sobre a Amazônia" e escreveu muitas outras obras sobre o Amapá, onde viveu e ajudou a construir o Estado.
Seu Belarmino faleceu em Belém do Pará no ano de 2009, aos 88 anos.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998)

2 comentários:

  1. Grande Homem, este foi meu Avô. Tenho Orgulho de dizer sou Neto dele. Além de um Bom Profissional ele foi um Grande Pai de Família, sempre Carinhoso e Brincalhão.

    Infelizmente ele Faleceu em 2009.

    Grande perda para Todos, Mais sempre vai ficar as Boa Lembranças de um Herói.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...