sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pioneira do Magistério Amapaense: Raimunda da Silva Virgolino

aFoto: Reprodução/Arquivo de família)
A Pioneira Raimunda da Silva Virgolino, é natural de Belém do Pará, onde nasceu no dia 30 de agosto de 1929, filha de Joaquim Virgolino Filho e D. Almerinda da Silva Virgolino (Dona Mulata).
Estudou no Externato São José, no Grupo Escolar Coronel Sarmento na vila de Pinheiro (Icoaraci)  e na Escola Normal de Belém, diplomando-se professora normalista em 25 de dezembro de 1948 com apenas 19 anos de idade.
Chegou à Macapá, em 30 de janeiro de 1949, passando a residir na casa da professora Maria Carmelita do Carmo. Sua mãe D. Almerinda articulou com D. Anita, tia do Governador do Amapá, e conseguiu empregar sua filha Raimunda Virgolino, no Quadro de Funcionários do Governo a partir de 1º de fevereiro de 1949, lotada na Divisão de Educação na função de professora no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, onde passou a ter por colegas as professoras Raimunda Mendes Coutinho (Guita), Doroty Mendes, Graziela Reis de Souza, Clívia, Iracema Araújo e Maria Lúcia Brasil, diretora do estabelecimento.
Em 1952 foi designada para dirigir o Grupo Escolar Veiga Cabral, no Município de Amapá. Retornando para Macapá, seis meses depois, foi lecionar no Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares e em 1953 foi transferida para o anexo do Instituto de Educação, criado para servir de laboratório na formação de professoras. Ali as alunas-mestras faziam o estágio curricular, sob a supervisão da professora e Diretora Predicanda Amorim Lópes.
Raimunda Virgolino ficou nesse estabelecimento durante 15 anos, quando teve a oportunidade de orientar centenas de jovens. Em 1970 passou a desempenhar funções burocráticas na Divisão de Educação, assumindo a Coordenação da Comissão Municipal do Mobral dirigida pela Sra. Icília Barbosa, esposa do médico e ex-govemador Mário Medeiros Barbosa.
Em 1984 deixou o Mobral e voltou à Secretaria de Educação, passando a exercer atividades no Departamento de Assuntos Culturais; foi chefe do protocolo no IETA e atuou na Biblioteca Pública.
A professora Virgolino se aposentou dia 16 de agosto de 1988, e permaneceu no Amapá até seu falecimento em 27 de maio de 1999.
Seu corpo descança em paz no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição - (Túmulo 105), no Centro de Macapá.
(Fonte: Informações do Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. II, de Coaracy Barbosa - edição 1998)
(Última atualização em 26/05/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...