segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pioneiro da Medicina no Amapá: Dr. Alberto da Silva Lima

(Foto: Reprodução de Arquivo)
O Pioneiro Alberto da Silva Lima é natural do Município de Bragança, Estado do Pará, onde nasceu no dia 2 de julho de 1927.
Estudioso, ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará no ano de 1935, ao mesmo tempo em que começou a trabalhar no Centro de Saúde nº 2, em Belém, na função de Auxiliar de Microscopista.
Formou-se no ano de 1940, passando a clinicar no Posto Médico do Município de Barcarena e, posteriormente, chefe do Posto Médico de Viseu; Diretor do Hospital de Belterra; Diretor do Hospital de Fordlândia.
Retornando a Belém, exerceu a Chefia do setor de saúde da Legião Brasileira de Assistência; foi médico credenciado junto ao SESI, IAPTC, INPS, IBGE e Banco do Brasil.
Fez curso de especialização em lepra, exercendo a Chefia da Colônia de Marituba; participou dos cursos de radiologia, cirurgia gastroentereológica cérvica; cirurgia de varizes e mais 2 cursos de radiologia.
Chegou à Macapá no dia 15 de janeiro de 1955, designado pelo Serviço Nacional de Lepra com a missão de instalar o dispensário de hanseníase e, ao terminar o prazo de 10 meses que lhe foi dado, recebeu convite do governo do Amapá e ingressou no quadro de funcionários, recebendo designação para prestar serviços nos Postos Médicos de Amapá e Calçoene.
Exerceu funções de Chefe do Serviço de Radiologia da Unidade Sanitária Mista de Macapá; Chefe do Serviço Médico da Capital; Chefe do Serviço Médico do Interior; Chefe do Serviço de Clínica Cirúrgica do Hospital Geral; Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia; Chefe do Pronto Socorro; Diretor da Maternidade; Diretor do Hospital Geral; Diretor do Banco de Sangue e Diretor da Divisão de Saúde.
Representou o Amapá na Jornada Gaúcha de Ginecologia e participou, com sucesso, da segunda operação cesariana realizada no Hospital Geral de Macapá em companhia dos médicos Cláudio Lobato, Demétrio Lobato, Joaquina Pacheco e da enfermeira Zuleica Reis.
Conseguiu junto ao Ministério da Saúde a vinda dos médicos Honorato Nunes, Hélio Prado Freire, Joel Leão Costa e o etiologista João Barreto Gomes para investigar os fatores da frequência de malária no Amapá.
Casou-se no dia 02 de setembro de 1957 com a jovem Maria Stellita dos Santos, de tradicional família do Município de Amapa, fato esse que encheu de orgulho a população.
Além de profissional competente participava da diretoria do Esporte Clube Macapá, do qual foi presidente; da fundação do Lion's Clube de Macapá; assumiu a presidência do Conselho Regional de Desportos por nomeação do governador; foi presidente da Junta Médica Federal do Amapá, do Centro de Estudos "Lelio Silva"; da Associação Médica do Amapá e do Conselho Regional de Medicina.
Era sócio fundador da ''World Association Concre Prevention"; sócio fundador do Capítulo Paraense da Sociedade Brasileira de Patologia Cervical e sócio da Sociedade Brasileira de Radiologia.
Outro grande destaque foi a sua participação na fundação da Companhia Amapaense de Telefones, (ex-TELEAMAPÁ - hoje OI), instalando os 300 primeiros telefones em Macapá.
O Dr. Alberto Lima faleceu de um colapso cardíaco no dia 18 de abril de 1986, deixando enlutada a sua família e o povo amapaense.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. 1, de Coaracy Barbosa - edição 1997).
(Correção e a atualização em 18/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...