segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um grande Pioneiro: Raimundo Gomes Bezerra "seu" Mundoca Bezerra

(Foto: Reprodução/Arquivo família Bezerra)
Sr. Mundoca Bezerra (*1916+1991)
O escritor Amiraldo Bezerra(foto menor), atendendo nossa solicitação, nos conta, via e-mail, que seu (pai) Mundoca (foto maior), chegou em Macapá por volta de 1946, vindo da ilhas do Pará que circundam Macapá.
“Ficamos hospedados na casa do Cezário Cavalcante,(era comum hospedar parentes e amigos) marido de Dona Odete(depois Micione) na rua da Praia, era um grande "chagão" com oito portas, ao lado foi construído o Macapá Hotel, só dava uma passagem que saia atrás da Farmácia Serrano. Éramos pai, mãe, Alvanir, Olivar e eu. Por solicitação do sr. Jaci Jucá, papai foi trabalhar no Armazém Macapá de Álvaro Vasques, balconista. Alguns meses depois, veio um Português de Belém, patrício do Vasques, que era dono da Sapataria Nª.Sª. de Lourdes e Nª. Sª. da Guia, na Santo Antônio e Ver-e-peso, respectivamente, querendo abrir uma sapataria em Macapá e seu Vasques indicou o Mundoca para ser o gerente. O papai foi sondado pelo seu Anselmo(de Belém) e disse que aveirava se fosse o dono do negócio, recebendo a mercadoria(sapatos) em pequenas quantidade e ir vendendo e comprando mais. NEGÓCIO FECHADO foi aberta a Sapataria Santo Antônio a primeira de Macapá, lá pelos idos de 1946. Funcionou inicialmente onde moravamos, tendo como sócia a madrinha Odete Cavalcante, cujo esposo Cezário, dono do Cartório, logo nos primeiros meses, retirou o nome da sua esposa do negócio, pois, não achava justo o seu Mundoca trabalhar sozinho e dividir o lucro. As pessoas eram assim naquele tempo. Puras! Dai foi para a Praça Veiga Cabral, ponto alugado na casa de Dona Carmita(irmã do sr. Eugênio Machado) e por último em sede própria na mesma rua ao lado da casa do Quindão e do Vaca Podre. O papai foi um dos fundadores e presidentes da Associação Comercial do Amapá, Associação Rural pois era fazendeiro, dono da Fazenda ZEBULÂNDIA. Quando a CEA estava em dificuldades financeiras por demora nos repasses na construção da Hidrelétrica do Paredão, o seu Mundoca foi convidado pelo Coronel Luiz Ribeiro para ser provedor e usar seu crédito para comprar gado fiado, afim de abastecer o canteiro de obras. Topou e deu conta do recado. Quando estourou a Revolução em 31 de março de 64, ele e o Cel. Ribeiro ainda estavam na CEA e meu pai foi intimado a prestar esclarecimentos sobre as compras fiado que a CEA devia. E meu pai falou pra um daqueles militares que lhe questionava, que se o Governo Militar não pagasse ele o faria, pois estava em jogo o seu nome e não os deles. “
Quando o Coronel Ribeiro soube, foi lá e fez uma grande defesa da honra e do caráter de seu Mundoca.
Seu Mundoca foi rotariano e fundador, junto a outros amigos(inclusive o Rubi, seu vizinho).
Foi industrial (dono da primeira fabrica de calçados na doca da fortaleza onde fabricava aqueles sapatos colegiais de verniz. "Lá também trabalhou o Bôto e outros profissionais trazidos até de fora."
Foi dono da Vila do Igarapé da Fortaleza e da Serraria do mesmo nome, onde hoje se situa o Bar e Restaurante Flora.
Amiraldo registra em seu livro que da boca do Igarapé, até 1.800 metros adentro e até a cerca da Vila Amazonas, pelos fundos, pertenciam a seu Mundoca.
O igarapé da Fortaleza, é um dos mais importantes pois separa o município de Macapá do município de Santana.
(Foto: Reprodução/Arquivo família Bezerra)
Clique na imagem para ampliar
Anos 60 - Seu Mundoca em família.
(Fotos: Contribuições do amigo Amiraldo Bezerra)
Da esquerda para direita: Em pé: Filhos Alvanir, Olivar, Arnaldo, Esmeralda, Geraldo e Amiraldo;
Sentados: Fátima, Dona Hilda(esposa), seu Mundoca e Graça(as filhas Fátima e Graça são gêmeas)

Amiraldo conclui informando que “seu" Raimundo Gomes Bezerra, nasceu em Gurupá-Pa no dia 29 de agosto de 1916 e faleceu em Fortaleza, junto a todos os filhos, noras e netos e bisnetos, no dia 06 de outubro de 1991 e no seu enterro, na terra de seus pais, estavam inúmeros amigos que ele conquistou com seu carisma e amor nos anos que viveu em Fortaleza.”

2 comentários:

  1. Conheci os amigos Olivar,Geraldo e Arnaldo...Pessoas boas e excelentes comerciantes aqui em Fortaleza.Gostaria de contatar algum deles.Olivar vejo com pouca frequência.Bom rever amigos

    ResponderExcluir
  2. Conheci os amigos Olivar,Geraldo e Arnaldo...Pessoas boas e excelentes comerciantes aqui em Fortaleza.Gostaria de contatar algum deles.Olivar vejo com pouca frequência.Bom rever amigos

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...