sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Uma casa típica da Macapá antiga

(Foto: Reprodução do blog da Alcilene Cavalcante)
Clique na imagem para ampliá-la
(Foto extraída do blog Repiquete...)
Ano 1948 - Embora não pareça, esta foto rara, é da mesma época das anteriores, como podemos observar através das casas construídas para funcionários do ex-Território (ao fundo).
Mas eu deixei separada das outras, para destacar, em primeiro plano, a casa típica da Macapá antiga, que contrastava com as que o governo acabara de construir. As casas novas - modernas para a época - eram em madeira.
A casa que aparece nessa esquina tinha as mesmas características das moradias que predominavam no centro da cidade, antes do Território. Eram de taipa ou pau-a-pique.
"Pau-a-pique é uma técnica de construção antiga, que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas ao solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu ou galhos retos, entrelaçados e amarrados entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede. Podia receber acabamento alisado ou não, permanecendo rústica, ou ainda receber pintura de caiação. " (Wikipédia)
Localizava-se na confluência da Rua José Serafim (atual Tiradentes) com a Av. Mendonça Furtado.
Debaixo dessa mangueira, aconteceu um dos bárbaros crimes de Macapá: o do Sr. Acésio Guedes, (o mesmo que tem nome numa rua do bairro Perpétuo Socorro) que foi assassinado com 7 facadas. Ele trabalhava à tarde no Café Society que localizava-se onde é hoje a loja de produtos agropecuários de propriedade da família do Sr. Durval Melo que também foi dono do Urca Bar, no bairro do Trem, na esquina da Av. Feliciano Coelho com a Rua Eliezer Levy, (hoje uma escola para condutores de veículos).
Segundo informações do amigo Barata, o Sr. Acésio Guedes, na época era chefe da Setor de Administração (atualmente Secretário de Estadual de Administração) do Governo. Entre 13:00h/13:30h, final de expediente naquela época, "seu" Acésio ia saindo do prédio onde funcionava o órgão - que ficava defronte à mangueira - quando o mesmo foi interpelado por um Sr. de nome Aracati e recebeu de imediato várias facadas, vindo a falecer.
Segundo informações à época, o motivo do assassinato teria sido por razões passionais.
O primo de Barata, Fernando Barata (já falecido), que estava de bicicleta, assistiu de perto a ocorrência.
O Sr. Aracati foi julgado, condenado e cumpriu alguns anos de reclusão na penitenciária do Beirol, (hoje uma escola estadual) localizada num terreno ao lado Quartel da Polícia Militar.
Não estou lembrado do ano - mas me parece que foi em 1956 - (quem tiver essa informação pode confirmar ou corrigir nos comentários).
(Última atualização em 05.12.2010 às 13:30h)

5 comentários:

  1. Alcilene, não sei o motivo desse crime bárbaro não, mas o Barata deve saber que foi ele que me ajudou a fazer a legenda.
    Vou passar um e-mail pra ele, perguntando.
    Se ele souber, eu incluirei na legenda.
    Mas se alguém souber, pode comentar também.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. João estive em Macapá quase nada da história foi preservada, as casas de madeira não existem, os grupos escolares não preservaram as linhas originais, o Alexandre Vaz Tavares, o nosso grupo está muito feio.Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  3. Achei seu blog, mas estava procurando. Pq tem muitas casas de madeiras no centro urbano de Macapá

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ouvir as história de minhas cidades. O Sr tem mas histórias

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...