sábado, 19 de junho de 2010

Conjunto "Os Cometas"

(Reprodução/Acervo do Grupo)
Foto: Década de 60 - Conjunto "Os Cometas" - Da esq. para dir.: (metade) Luis Almeida, Joacy Mont'Alverne(crooner); Sebastião Mont'Alverne(guitarra); Spíndola (sax) e Assunção (piston).
Clique na foto para ampliá-la
Os Cometas começaram por incentivo do Mestre Oscar Santos. Logo em seguida o Roberval Lavor Benigno (baterista e piloto) comprou os primeiros instrumentos para o grupo. Era a primeira metade da década de 60. O grupo tinha Roverval (bateria) Walfredo (percussão e vóz), Sebastião Mont'Alverne (guitarra), Luís Almeida e Pedro Altair (Baixo), Assunção (trumpete), Spíndola (Sax) Aymoré e Augusto (Piano), Joacy(falecido), Célia e Nando (vóz) e Muscula (percussão).
Nessa fase Macapá, Aeroclube, Piscina Territorial, Trem, Santana e Manganês eram os locais onde o grupo mais se apresentava.
(Reprodução/Acervo do Grupo)
Foto: Década de 60 - Pedra em frente à sede do Manganês Esporte Clube - Serra do Navio-AP. Em cima: esq p/dir: Joacy e Nando. Embaixo esq p/dir:Muscula, Spíndola, Augusto, Assunção(atrás), Walfredo e Roberval.
Clique na foto para ampliá-la
Em 1968 com a saída de Nando, Joacy e Sebastião Mont'Alverne entraram para o grupo o guitarrista Gato e o cantor Humberto Moreira. O grupo seguiu em atividade trocando alguns integrantes até 1976, quando resolveu parar. Antes disso passaram na banda músicos como: Nonato Leal, Zé Paulo (guitarra), Jomasan (bateria), Nazareno (guitarra), Jacy (trumpete e guitarra), Dom Pedro, Vigu, Ribamar, Paulinho (guitarra) e Bebeto (teclado).
Depois de longa paralização o grupo voltou em 2008. Estavam na apresentação que aconteceu na ASEEL Luís Almeida (falecido), Assunção (falecido), Spíndola,
Sebastião Mont'Alverne, Aymoré, Roberval, Walfredo, Humberto Moreira, Vigu e Zé Paulo.Desde então Os Cometas fazem pelo menos duas apresentações anuais. Hoje o grupo tem a direção musical do maestro Alvaro Gomes e permanecem Humberto Moreira, Zé Paulo, Walfredo, Nando e Spindola. Completa a banda o baixista José Pinto e mais os metais Eliseu e Garcia. (Texto: Humberto Moreira)

4 comentários:

  1. Estava esperando essa foto com ansiedade! Eh a unica foto que temos do Augusto nessa fase da vida dele! Ele era incrivel: estudou sanfona e tocava piano de ouvido. Muito obrigada, João Lazaro!

    ResponderExcluir
  2. Srº Joaõ, hoje minha tia comentou comigo que aqui no Rio de Janeiro, na década de 60-70, havia apresentações de um grupo chamado 'Os Cometas'. Ela adorava! Depois ela não soube onde foram parar os integrantes. O fato é que ela me contou que entre os membros estavam Roberto Carlos, Simonal, Tim Maia. Agora pesquisando para fazer um documentário para ela, descobri esse Conjunto Os Cometas. O senhor sabe se é o mesmo, mas com outros integrantes? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anonimo, sou Ealfredo, baterista da banda "os cometas", bsnda essa q na verdade desenvolveu seus trabalhos como musicos de bailes e apresentações na cidade de Macapa, capital do Estados do Amapa, nada a ver gpm a banda q vc conheceu.
      Passamos aproximadamente 30 anos tocando sempre com uma pausa devido o afastamento de algum músico.
      Gravamosvaprnas um CD com música da década de 60 e 70 de autores diversos a fim de lembrmos aquela epoca.

      Excluir
  3. Na verdade me chamo Walfredo e nao Ealfredo.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...